Saiba mais sobre Gwent e qual a diferença dos outros card games conhecidos

Gwent está atualmente em Closed Beta e fazendo muito sucesso com competições organizadas pelos fãs

Por muito tempo The Witcher 3: Wild Hunt fez sucesso com seu incrível mundo, história e horas de gameplay, tanto do jogo base quanto de suas DLCs. Eis que um mini game de cartas dentro do jogo chamou atenção de muitos fãs, Gwent.

Um simples jogo de card game fez tanto sucesso quanto o próprio The Witcher, portanto, fãs pediram, suplicavam e urravam para a CD Projekt Red fazer um jogo próprio de Gwent. Foi assim que durante uma conferência do Xbox na E3 de 2016, a empresa anunciou, para o delírio de muitos, seu querido jogo de carteado. Vale lembrar que o jogo teve um estande próprio durante a Brasil Game Show e foi um dos mais lotados.

Como Gwent funciona?

Diferente de muitos card games, tanto online quanto offline já conhecidos, Gwent tem suas exclusividades com relação ao próprio estilo de jogo. Começando pelo fato de que o jogo é isento do famoso fator “Mana” e de Combate. Gwent tem um objetivo simples, tenha mais pontos que o oponente no final do turno.

Em Gwent, cada jogador começa com onze cartas na mão, podendo trocar até três antes de começar. Essas podem variar de cartas de poderes especiais (sendo de clima/tempo, dano, buff, etc), cartas de bronze, prata ou ouro, onde cada carta tem um valor, fileira designada, facção e efeito próprio. A mesa, para cada jogador tem três fileiras, Corpo a corpo, longa distância e cerco. As cartas com seus símbolos irão para as respectivas fileiras, mas também existem cartas que podem ir em qualquer uma, à escolha do jogador.

Os jogadores então, uma vez por turno, jogam somente uma carta de qualquer número e a partir de seu efeito, as vezes mais ações podem ser feitas, como recuperar cartas do cemitério e jogar na mesa. A partir daí, vai da estratégia de cada um com seu Deck para conseguir mais pontos e vencer a rodada. Quem ganhar duas rodadas primeiro, é o vencedor da partida. A sacada das cartas de Gwent não utilizarem energia, cristais ou mana para serem jogadas é o que facilita a jogabilidade e rápido entendimento da situação, as cartas possuem apenas pontuação/valor que, independente do número, podem ser jogadas em qualquer rodada

Gwent está atualmente em fase de Closed Beta com quatro Decks montados para utilizar, mas também é possível criar seu próprio Deck com as cartas que são obtidas ao comprar os Kegs. Cada Deck tem até três Comandantes diferentes com habilidades distintas que podem ajudar bastante durante a partida.

Mas qual acaba sendo a maior diferença?

A estratégia de Gwent não é jogar todas as cartas da mão e ter mais pontos logo de cara, o blefe é muito mais importante do que jogar as cartas mais fortes e tentar assustar o oponente. Ao escolher para passar o Turno, você não joga mais até que o adversário passe também ou acabe com suas cartas. Planeje sempre um Turno à frente, caso os você esteja muito atrás na pontuação comparando ao outro, passe e recupere no segundo, não gaste cartas com combos fortes a toa na tentativa de ganhar no primeiro Turno.

Muitas cartas e combos podem ser vantajosos para dar a volta por cima no jogo. A carta da Ciri é um belo exemplo, ela é uma carta dourada de valor oito, e tem um efeito especial de retornar para a mão do dono caso perca o Turno, sendo assim, é sempre bom jogá-la para ver o que o oponente fará para tentar ultrapassar os seus pontos. Caso ele abuse, passe o Turno e perca, assim ela volta para sua mão e pode usar de novo.

Em Gwent a fase de Sacar Cartas é bem diferente. Após o primeiro Turno, cada jogador compra duas e após o segundo, apenas uma. Existem cartas com efeitos que fazem comprar mais ao ser jogadas, mas vai sempre da estratégia e de como está a pontuação total. Cartas com o tipo “Desleal” podem acabar complicando a sua vida, dependendo de quando ela é jogada, pois vai para o lado do oponente contando ponto para ele.

Cartas de magia também podem acabar saindo pela culatra, pois algumas afetam tanto o oponente quanto você. Por exemplo a Incinerar, ela destrói as cartas mais fortes, exceto a dourada, da mesa. Se não prestar atenção, a mais forte pode ser a sua.

Como me adaptar?

No geral, segurar a sua mão e blefe são seus melhores amigos em Gwent. Monte bem o seu Deck pensando em como será a estratégia em jogo e como funciona o combo de suas cartas, muitas vezes, ter mais de duas da mesma carta não é sempre viável. O Deck tem no mínimo 25 cartas e máximo 40, dentre elas sendo, máximo de 6 de Prata e 4 de Ouro. Analise em como seu Comandante age com a habilidade passiva e ativa, planeje bem as cartas e boa sorte.

O jogo tem um Tutorial que ensina o básico da mecânica e como jogar, o resto, só jogando online para aprender mesmo.

Gwent está atualmente em Closed Beta, mas já mostra ser um jogo bem completo, não está tendo problemas de conexão ou qualquer coisa do tipo, encontrar partidas está sendo bem rápido e sem lag algum. O jogo já está com micro transações dos Kegs, assim como todo card game online para obter mais cartas mais rápido, mas é possível comprar com o dinheiro obtido ganhando as partidas e material para criar suas cartas desejando “Bom Jogo” ao oponente ao término das partidas.

Com isso, é possível concluir que não haverá reset quando o jogo final for oficialmente lançado, nada será perdido, só resta aproveitar. Em vários lugares pela internet, os fãs fazem torneios semanais não oficiais para testar o Meta Game Competitivo de Gwent, trocando opiniões e até mesmo estratégias para cada Facção, a comunidade por trás do jogo está bem forte.

Jogue com personagens e criaturas icônicas do fantástico universo de The Witcher. Monte seu Deck, planeje e blefe o máximo possível, desafie amigos ou jogue contra desconhecidos, prove que suas cartas são as melhores.

Gwent será gratuito e está disponível em Closed Beta para PC no GOG Galaxy, Xbox One e PS4.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.

3 comentários em “Saiba mais sobre Gwent e qual a diferença dos outros card games conhecidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *