Rolando uns dados com Ricardo Kuma

O diretor de marketing da Galápagos Jogos nos falou um pouco sobre os jogos da empresa e futuras novidades

Por muitos anos a Galápagos Jogos vem saciando a nossa fome por boardgames de vários gêneros e universos incríveis, desde o famoso mundo de Senhor dos Anéis, com todos seus personagens icônicos, até Cuba onde você lidera uma Máfia e precisa tomar cuidado e saber em quem realmente confiar. Para bom entendedor, meia palavra basta, e é por isso que jogamos um carteado e batemos um papo com Ricado Kuma para todos nós ficarmos informados sobre as novidades da Galápagos Jogos, algumas dúvidas que possivelmente alguns tenham e até mesmo um pouquinho sobre a parceria com a Escape Room SP. Que role os dados:

Qual o jogo que a comunidade mais “abraça” quando há uma novidade?

Ricardo Kuma: Difícil falar de um jogo específico! Zombicide é um best seller, as pessoas adoram o jogo, respiram o jogo. Lançamos o Black Plague e teve uma piração, já que nossos lançamentos estão cada vez mais próximos com os lançamentos lá fora. O X-Wing é outro jogo que tem uma comunidade forte! Cada nave que lançamos existe uma procura boa, e por isso mesmo que precisamos fazer os campeonatos, para gerar jogatinas, premiações exclusivas! O Dixit é um jogo que tem adoradores, cartas lindas, fácil de jogar, gera experiências lúdicas ótimas! Enfim, cada jogo tem um público específico, uma “comunidade” que adora o jogo e isso é ótimo, porque queremos cuidar da melhor forma possível dos jogadores no Brasil oferecendo o jogo que você quer (mesmo que você não saiba qual). A gente que quer abraçar as comunidades, lançando sempre os melhores jogos!

Qual a estratégia da Galápagos com o campeonato de X-Wing?

Ricardo Kuma: O X-Wing é um jogo competitivo, é importante para o jogo termos campeonatos. Hoje a Galápagos já fomenta campeonatos regionais pelas lojas, apoiando em comunicação e premiação exclusiva. A ideia é organizar um campeonato nacional, onde todo mundo, do país inteiro, possa jogar e competir para ver quem é o campeão brasileiro do X-Wing. Esse campeonato terá premiação exclusiva seguindo os moldes internacionais. Inclusive iremos bancar a inscrição (e talvez a viagem, quem sabe?) do ganhador para o campeonato mundial, que deve ocorrer no ano que vem! A Galápagos sempre cuida e se preocupa com jogadores, e organizar um campeonato nacional é uma forma de demonstrar que queremos desenvolver o hobby no Brasil!

 A Galápagos Jogos tem planos para trazer mais material de RPG, como o “Fronteiras do Império”?

Ricardo Kuma: No curto e médio prazo não. O RPG “Fronteiras do Império” é um ótimo jogo – quem jogou ele adora, tem regras ótimas e um mundo muito rico para o storytelling, mas a aceitação dele não foi tão boa (por uma série de problemas como preço, divulgação, etc). Então RPGs ainda precisam ser trabalhados para trazermos mais aqui para o Brasil.

Existem planos para trazer “Age of Rebellion” e o ” Force and Destiny” para o Brasil?

Ricardo Kuma: Olha, temos ótimos planos para quem gosta de Star Wars! No universo do X-Wing, esse ano estamos sincronizando com os lançamentos lá fora, então vamos lançar as naves praticamente juntas quando elas saírem aqui – além de sincronizar as naves que já sairão lá fora e não trouxemos ainda. Além disso, teremos dois produtos novos – um lançamento exclusivo que vai ser simultâneo lá fora e aqui será anunciado, no final de julho e para o final do ano, uma surpresa legal para quem gosta dos jogos de Star Wars! Mas não serão os RPGs (vai ser algo bem legal também!).

Ainda é possível ter a coleção completa de Krosmaster?

Ricardo Kuma: O Krosmaster é um caso interessante – existe uma comunidade no Brasil bem fiel ao jogo. E ele é como o X-Wing – competitivo, colecionável, que precisa de campeonatos para se fomentar o hobby. Lá fora o jogo base saiu de linha e está sendo substituído pela versão 2.0 (que é compatível com a primeira). Vamos trazer essa versão para continuar com o jogo aqui – e também fazer campeonatos, mas muita coisa já saiu lá fora e não necessariamente vai ser produzida de novo. Então respondendo a sua pergunta, é difícil ter a coleção completa do Krosmaster, mas é possível jogar e se divertir porque está nos nossos planos desenvolver o jogo competitivo aqui! Sem contar que as miniaturas são lindas, e as novas estão mais lindas ainda, então vai dar mais vontade de jogar e colecionar!

A Galápagos Jogos tem mais ações planejadas como a parceria com a Escape room SP?

Ricardo Kuma: A parceria do Escape Room SP é algo que deu muito certo – a sala ficou ótima, tem tudo a ver jogos de tabuleiro e sala de escapada. Estamos sempre antenados com oportunidades, queremos cada vez mais que as pessoas conheçam e joguem jogos de tabuleiro, então tendo oportunidade, queremos sim fazer parcerias bacanas que tenham a ver conosco!

Haverá mais salas temáticas com seus jogos como foi da Harbinger?

Ricardo Kuma: Olha, a Harbinger inaugurou há pouco tempo. Ela deve ficar 1 ano ativa, então eu acho que tem bastante tempo para todo mundo experimentar (gostar e conhecer as outras). Então temos um tempo ainda para pensar em uma próxima sala, mas eu acredito que teremos sim! Afinal, a sala está fantástica – ouso a dizer que é a melhor sala de horror do Brasil, uma das melhores do mundo!

A jogatina foi boa, rolou boas risadas, muitas gritarias e conseguimos tirar nossas dúvidas e esperamos ter tirado algumas de vocês também. Até nós ficamos com vontade de jogar Krosmater aqui, parece ser muito divertido e olha que miniaturas fofas! Vale a pena dar uma conferida nas ultimas novidades da Galápagos Jogos, como a Expansão de Mash-Up e até mesmo se divertir na sala Harbinger no Escape Room SP que foi inspirado em H.P. Lovecraft, tensão do começo ao fim. Fiquem atentos para mais novidades da Galápagos Jogos.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.