Review – Wonder Boy: The Dragon’s Trap

Uma aula de como fazer um bom remake

Para muitos brasileiros a franquia Wonder Boy é conhecida por outro nome. Por aqui Wonder Boy III: The Dragon’s Trap, de 1989, tornou-se Turma da Mônica em O Resgate. Esse foi o segundo título adaptado para chegar com a Turma da Mônica no lugar do personagem principal.  Mas deixando Turma da Mônica de lado, o estúdio francês DotEmu trouxe uma versão atualizada de Wonder Boy: The Dragon’s Trap, para agradar fãs do jogo clássico e ainda mostrar para uma nova geração este game que é uma das bases do gênero de plataforma.

Wonder Boy: The Dragon’s Trap conta a história de um pequeno herói que é amaldiçoado após vencer um dragão. Para se livrar de suas transformações em animal, ele precisa enfrentar outros dragões para recuperar sua forma normal. A sinopse da história é muito simples, afinal o jogo remete muito a clássicos de consoles antigos, sem uma narrativa muito elaborada. Em compensação, o primor está na jogabilidade. A DotEmu não trouxe nenhuma mudança quanto ao game original, mantendo o mesmo nível de desafio.

Um dos pontos mais fortes de Wonder Boy: The Dragon’s Trap é a arte de Ben Fiquet,  que dá ao jogo o charme de um desenho animado muito bem produzido. Essa versão atualizada carrega a opção de trocar, em qualquer momento, para o visual original. Isso faz com que as liberdades artísticas de Fiquet se destaquem ainda mais, principalmente no trabalho realizado nos cenários. O artista teve uma visão de desenvolver algo que fosse além dos pixels da época, criando ambientes cheios de detalhe e inimigos muito carismáticos. Em questões de jogabilidade, também não há nenhuma mudança quanto ao material original. A nova versão não cria tutoriais para que o jogador tenha uma experiência mais fácil, a dificuldade é a mesma do game de 89. É divertido analisar como além do gênero de plataforma, Wonder Boy: The Dragon’s Trap apresenta alguns elementos dos metroidvanias, onde é preciso retornar em fases com diferente habilidades para seguir em frente.

Wonder Boy: The Dragon’s Trap é uma aula de como um clássico deve ser revitalizado. A DotEmu coloca em seu trabalho muito respeito à obra original, mas também coloca um toque de algo novo para criar uma experiência que pode ser apreciada por jogadores mais nostálgicos ou por aqueles que não jogaram os jogos antigos. Wonder Boy: The Dragon’s Trap aumenta o nível de exigência com próximos remakes, sendo um ponto de comparação entre os que tentarem fazer o mesmo no futuro.

 

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.