Review – The Banner Saga 2

A continuação de um RPG tático com uma incrível história e mitologia

Por muitos anos somos apresentados a uma grande variedade de jogos de RPG, seja de turno, ação, tático e etc. Cada um nos trazendo um universo e mitologias muito incríveis e, na maioria das vezes belas e cativantes. The Banner Saga não vai muito longe disso, nos apresentando um belo universo baseado na mitologia nórdica onde, em um momento de extinção e perigo de cada raça, a diferença entre elas não importa, pois o inimigo do meu inimigo é meu amigo.

The Banner Saga 2 começa com sua história exatamente após os acontecimentos de seu jogo anterior, com uma terrível tragédia. Desde o primeiro jogo somos apresentados a duas raças, os Humanos e os Varl, que são seres provenientes de um cruzamento de um humano com um animal, criação de um deus impaciente, seres com mais de três metros de altura e chifres, eles são os “vikings” da história. Ambos, apesar de suas desavenças, se unem para sobreviver e enfrentar um mal maior, os Dredge. Estes são criaturas que foram criadas desde o começo dos tempos, criaturas compostas puramente de pedra com varias habilidades e tamanhos. Assim,

Ambos The Banner Saga tem um sistema em que nos diálogos suas decisões afetam o enredo do jogo. Caso tenha jogado e terminado o primeiro é possível utilizar o seu save para continuar e assim as decisões feitas continuam, mas caso não tenha, o jogo gera dois inícios possíveis para se escolher e a partir daí é com você. O bom é que The Banner Saga 2 dá um resumo dos acontecimentos do jogo anterior deixando o jogador inteirado.

The Banner Saga 2 além de suas raças, tem também um grande acervo de classes que com armas e habilidades diferentes como, machado e escudo, espada longa, arco e flecha (meu favorito), lança e muitos outros. Cada um com sua vantagem, antes de começar o combate é possível escolher quem e a ordem de jogar com os personagens, ou seja, a estratégia já vem desde o começo. É aconselhável pensar cada quadradinho que for se movimentar, um passo errado e a batalha já era.

Durante a caminhada é onde a “aventura” acontece, enquanto seus personagens e a caravana caminham para fugir dos Dredge, entre as cidades ocorrem eventos que são somente em textos, trazendo aquela pitadinha de RPG de mesa, ao ser narrado para o jogador, ele faz uma decisão e o que acontece aí é sorte ou azar, podendo afetar seu exército, suprimentos ou a moral da sua caravana que afeta no combate.

A arte de The Banner Saga 2 é uma maravilha a parte, totalmente feito a mão é possível observar cenários e personagens lindos, com um belo traçado o visual do jogo não decepciona nem um pouco. Assim como a trilha sonora que encaixa perfeitamente com todo o contexto feita por uma ótima orquestra, dando aquele tom de “jornada épica” e trazendo tensões em momentos propícios. The Banner Saga 2 tem alguns momentos de cutscenes, mas infelizmente bem poucas, o jogo é composto mais por texto e imagem.

O sistema de level up de The Banner Saga 2 funciona de um modo diferente de muitos RPGs conhecidos. O seu personagem só pode ser evoluído quando matar uma certa quantidade de adversários e para poder upá-lo é necessário ter a quantidade exata de pontos de Renown, que são adquiridos ao matar inimigos ou fazendo boas decisões durante a aventura. Como eu disse mais cedo, a estratégia neste jogo está a todo momento, pense com quem você irá desferir o golpe de misericórdia no Dredge.

Além do modo história The Banner Saga 2 traz uma novidade, o modo Survival, que desafia o jogador a enfrentar 50 fases com seus heróis pré-escolhidos no começo do modo, se o personagem morrer, adeus, compre outro ao acabar a batalha. Os itens são pegos ao derrotar os inimigos e só é possível equipar o personagem que tem o mesmo level ou maior que o item. Pense sabiamente antes de evoluir ou comprar um novo personagem para substituir o que faleceu no combate anterior.

The Banner Saga 2, assim como o 1, é um excelente RPG Tático que recomendo para qualquer um que goste do estilo ou até mesmo de RPG de mesa e nunca teve essa experiência digital. Uma boa trilha sonora e visual deixando tudo mais agradável. Comova-se com a história e alguns personagens deste universo, até mesmo conheça mais ao abrir o mapa e ler sobre cada região. Fuja dos Dredge e faça alianças para sobreviver, o inimigo do meu inimigo é meu amigo.

The Banner Saga 2 já está disponível para PCMac, PS4 e Xbox One.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.