Review – Steep

Muita diversão na neve!

Tornar popular uma série de jogos que não tenha como foco guerras, ondas de inimigos fortes e a realização de grandes e profundos desafios pode ser bem complicado nos dias atuais, o que não impediu que a Ubisoft tentasse. O recém lançado Steep, ambientado nos Alpes Suíços inaugura a mais nova franquia de esportes radicais da desenvolvedora, contendo uma premissa bastante inusitada: mecânicas de aventuras radicais na neve num mundo aberto massivo com funções online. Sem uma clara progressão linear, o game permite que você saboreie cada desafio sem ter que experimentar das contusões e do frio extasiante.

Em Steep existem quatro diferentes regiões localizadas nos Alpes nas quais é possível participar em mais de 100 eventos de história ou competitivos, espalhados entre quatro categorias: esqui, snowboarding, parapente, e wingsuit. A última, juntamente com o famigerado snowboarding, é certamente uma das mais divertidas, já que saltar com uma espécie de macacão com asas em queda livre é uma experiência nova e extremamente emocionante. Os desafios propostos não são obrigatórios, o que fornece uma grande liberdade ao jogador para explorar o quanto desejar.

A filosofia ‘’Jogue do seu próprio jeito’’ do game funciona até que bem, permitindo que o jogador também seja recompensado quando não segue a cartilha proposta. A progressão (ganho de pontos e de níveis) se dá por meio de estilos variados, voltadas para estilos de jogo diferentes. Há recompensas por evitar obstáculos, realizar truques complexos, explorar, criar rotas criativas, e até mesmo para se chocar com objetos do cenário e cair, quebrando todos os ossos de seu corpo com estilo.

Porém, caso o jogador aprecie mais um certo estilo de jogo do que os outros, pode ser bastante difícil subir de nível e desbloquear novos picos mais adiante. Ignorar certos desafios de parapente, uma das categorias menos interessantes, pode fazer com que você tenha menos XP no final do que o necessário para desbloquear desafios cruciais. Nesse sentido, jogar do jeito que você quiser pode não funcionar tão bem, especialmente se você tiver o intuito de terminar o jogo.

Infelizmente, um dos elementos ausentes é qualquer tipo de personalização ou progressão do piloto baseado em estatísticas. Embora existam centenas de itens cosméticos para desbloquear como trajes, capacetes, adesivos e etc, nenhum deles é capaz de alterar seus atributos como atleta. XP só serve para desbloquear novas áreas, o que lhe impossibilita de progredir o seu personagem ou equipamento, de modo que a prancha que você utiliza na montanha no primeiro nível é, tecnicamente, a mesma que você usa para obter uma medalha de ouro na corrida mais difícil.

Ainda que a Ubisoft quisesse manter a ênfase na habilidade do jogador, teria sido incrível desbloquear algumas opções alternativas, como pranchas mais largas ou mais estreitas com diferentes manipulações e diferentes prendedores.

Em relação aos demais aspectos, o resultado é satisfatório. Se aventurar no Matterhorn em um snowboard é intenso, envolvente e frenético. Mergulhar de um balão de ar quente para deslizar através de geleiras em um wingsuit traz um sentimento de adrenalina impressionante. Esquiar parece tão divertido quanto seria na realidade. O mundo aberto tem um belíssimo design realístico, cheio de detalhes que contribui muito para tornar a experiência ainda melhor. O mapa, quase que gigantesco, é também preenchido com um enorme número de diferentes tipos de terreno, mesmo que praticamente todos sejam semelhantes. Há campos de gelo irregulares, inclinações graduais, faces de rocha pura, ruínas de castelo e vilarejos pitorescos.

Steep ainda apresenta desafios especiais chamados de Mountain Stories que introduzem um pouco da narrativa presente no game. Nas grandiosas cenas introdutórias que você vê quando desbloqueia um novo pico, cada uma das grandes montanhas recebe uma personalidade distinta e uma voz humana. Embora possa parecer careta, esses contos estão presentes por um bom motivo: as pessoas que competem ou tem um estilo de vida como esse na neve, tem um grande respeito pela natureza e enxergam as montanhas como entidades espirituais. A Ubisoft manteve esse conceito, utilizando-o como peça chave para desenvolver um pouco do enredo.

Outra das características mais essenciais é a integração multiplayer, na qual outros jogadores aparecem dinamicamente na sua instância dos Alpes e permitem o agrupamento e competição em qualquer um dos desafios (que também têm classificações globais). Há também um sistema para compartilhar gravações de suas melhores corridas, que podem ser reproduzidas em uma variedade de modos de câmera. Essa possibilidade é totalmente opcional, de forma que toda funcionalidade de compartilhamento e agrupamento pode ser facilmente ignorada se o jogador optar apenas por jogar sozinho.

Steep é, sobretudo, um jogo muito divertido. Ambientes grandiosos e atraentes servem de pano de fundo para desafios variados e intensos que fazem com que horas a fio realizando os mesmos movimentos pareçam minutos. Os eventos de snowboardingwingsuit são os mais empolgantes, suficientemente bons para compensar o lento e entendiante modo de parapente. Apesar de alguns pormenores mais problemáticos, como alguns problemas técnicos e falta de alguns recursos simples, o game compensa com o seu dinamismo e o foco na ação.

Steep já está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Letícia Motta

Huge nerd. Apaixonada por eSports, JRPG's e ficção científica. Passa as horas vagas nos videogames e PC.