Review – Shadow of the Tomb Raider

Uma nova aventura, uma nova catástrofe, o mesmo enredo

Em 2013, a Crystal Dynamics surpreendeu a todos com seu reboot de Tomb Raider, apresentando uma nova Lara Croft, de corpo e espírito, que rendeu a uma bela trilogia. Trazendo três aventuras inéditas nos jogos com muitos desafios, amadurecendo nossa querida exploradora em cada fator. Apesar do sucesso de Tomb Raider (2013), o segundo, Rise of the Tomb Raider  impressionou com um novo bioma, porém seguindo o mesmo estilo de roteiro e se perdendo um pouco ao expandir seu mundo. Já em Shadow of the Tomb Raider, acertam e divertem em alguns pontos, mas pecam em outros.

Em Shadow of the Tomb Raider, Lara se encontra ainda em conflito com a organização Trinity, com o objetivo de acabar com o mundo e reformulá-lo da maneira que quiserem nas mãos de Dr. Dominguéz. O bioma da vez é a selva, mostrando o quão madura e evoluída Croft se tornou durante o passar dos anos e de suas aventuras. Não importa quem ou o que está em seu caminho, ela procura um jeito de sair por cima sem nenhum arrependimento. Porém, a história tem o mesmo enredo que os outros dois da trilogia, em questão de início, acontecimentos, evolução e desfecho o jogo não foge da fórmula utilizada nos anteriores.  O modo stealth está melhor do que nunca, se tornando um com a selva, Lara Croft se torna o Rambo ao utilizar camuflagem de lama e se escondendo em meio a matos, árvores e até mesmo cercas vivas.

Diferente dos jogos anteriores, caso seja encontrada, não é necessário eliminar todos durante um combate direto, é possível fugir e se esconder para caçar os inimigos furtivamente. As tumbas estão mais mortais e com puzzles mais pensados, algumas de início são simples, mas ao longo do jogo sua dificuldade aumenta gradativamente. Uma coisa interessante a se destacar é o ajuste de dificuldades, em Shadow of the Tomb Raider é possível escolher o nível de dificuldade separadamente dos puzzles, combate e exploração, dando uma liberdade a mais para o jogador sobre o modo que quiser abordar o jogo.

A certo ponto em Shadow of the Tomb Raider o jogador descobre a cidade escondida de Paititi. A maior cidade criada dentre os três jogos da franquia. Bem desenhada e construída, a cidade traz missões secundárias, assim como, puzzles, tumbas, mercado para comprar armas e equipamentos e um grande espaço para se explorar. Caçar é uma diversão a parte, uma vez que necessário tais recursos para melhorar equipamentos.

A árvore de habilidades de Lara está ainda maior, podendo comprar baseado no modo em que o jogador prefira abordar o jogo, seja em combate ou stealth e até mesmo algumas que auxiliam a exploração e as ervas utilizadas durante o jogo. Algumas dessas habilidades sendo adquiridas ao explorar Tumbas. O sistema de melhoria de equipamentos segue o mesmo padrão, porém, agora Lara pode criar vestimentas que dão certas habilidades passivas bônus ao utilizar os recursos obtidos.

Shadow of the Tomb Raider está mais lindo do que nunca, seu cenários muito bem desenhados com gráficos estonteantes. Em vários momentos o jogo toma um tempo para mostrar templos, vistas e montanhas com câmeras panorâmicas aos elogios de Lara. As tumbas são bem construidas e a cidade de Paititi é belíssima. A trilha sonora, em muitos momentos se mantém genérica, mas ganha destaques em momentos por causar grande impacto e imersão no jogo.

A Lara se tornando uma espécie de Rambo chega a ser uma bela experiência ao se tornar um com o cenário e caçar inimigos um por um. Utilizando a selva a seu favor, em meio a árvores, plantas e utilizando ervas para aprimorar os instintos da personagem, o jogador pode escolher a maneira que preferir para encarar as situações impostas. As tumbas sempre foram uma diversão a parte em Tomb Raider, dessa vez elas são ainda mais mortais e requerem pensar com relação a cada equipamento que Lara possui.

Shadow of the Tomb Raider é um encerramento interessante para a trilogia, mas não impressiona tanto pela repetição de ordem de acontecimentos, mas é interessante ver o quanto Lara evoluiu dentre a trilogia. O novo bioma impressiona e agrada principalmente aos amantes de stealth. A grande quantidade de monolitos, tumbas e missões secundárias, trazem muitas horas de gameplay para se aproveitar, além da história principal. Apesar de não se inovar em muitos fatores, fãs dessa querida exploradora de tumbas podem gostar bastante do jogo sem pestanejar.

Shadow of the Tomb Raider já está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.