Review – SCUM

Uma aposta grande e arriscada da Devolver

Nos meados de 2013, jogos de sobrevivência em mundo aberto se tornaram febre. Muitos envolviam zumbis, outros somente o fator de sobreviver em meio a outros jogadores, causando o surgimento dos famigerados Battle Royale. Jogos como H1Z1, DayZ e muitos outros surgiram, mas decepcionavam pela falta de polimento e melhorias no jogo. Este ano chegou a vez de SCUM, desenvolvido pela Gamepires e Croteam em parceria com a Devolver Digital. Uma aposta alta da distribuidora que traz os mesmos elementos e vai além para trazer o extremo do gênero de survival open world.

Um jogo como SCUM não traz muitos elementos de narrativa ou contém uma história bem trabalhada. O jogo é basicamente sobre uma prisão em uma ilha enorme onde tudo é transmitido ao vivo na TV 24 horas por dia, seus prisioneiros precisam lutar para sobreviver da melhor maneira possível, obtendo recursos e enfrentando qualquer perigo a sua frente.

Diferente de outros jogos do mesmo gênero, SCUM tem um ótimo sistema de criação de personagem. Podendo modificar desde visual até condições físicas e habilidades com armas brancas, de fogo, entre outros. É recomendado que de início foque mais em stamina e combate corpo a corpo do que sair aplicando status em armas, talvez não consiga sobreviver o suficiente para encontrar uma.

SCUM traz um complexo sistema de sobrevivência para o personagem, além de status de fome, sede, cansaço, o jogador tem que monitorar o nível de açúcar no sangue, hipotermia, contusões e tudo o que literalmente podemos ter na vida real. Para alguns esse pode ser um sistema revolucionário no gênero, para outros, algo cansativo e muito complexo para um simples jogo de sobrevivência. Com essa mecânica, SCUM acaba limitando seu público, o que talvez possa ser um problema, principalmente por estar em Early Access.

De início, é bem complicado entender seu sistema e sobreviver logo de cara, os mais experientes pode ter uma certa vantagem, mas é preciso sagacidade e rapidez para angariar os recursos iniciais e sobreviver na primeira jogatina. Dependendo do local, é bem complicado achar equipamentos e peças de roupas. Seu inventário limitado no começo complica bastante na hora de carregar as coisas por aí.

Apesar de estar em Early Access, SCUM apresenta belos gráficos e ótimo polimento, mas que precise de um PC potente para suportar a qualidade gráfica, tal fator deve se dar ao fato de ser feito na Unreal Engine, que traz um grande peso tanto na qualidade quanto na memória. Com gameplay fluído em comparação a outros do gênero, SCUM pode agradar.

Talvez no Brasil o jogo não tenha tanto sucesso por seus servidores residirem em grande parte na Europa e nos EUA, a não ser que alguém alugue um com a capacidade máxima de 64 jogadores.

SCUM traz elementos inovadores para o gênero survival open world, mas fecha o círculo de seu público pelo mesmo motivo. Para alguns pode ser enjoativo com seu sistema complicado e acaba assustando, mas é possível se acostumar, principalmente os mais aficionados.

SCUM já está disponível para PC em Early Access.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.