Review – Samurai Shodown

Como é bom ter Samurai Shodown de volta!

Talvez a melhor maneira de expressar o que senti ao jogar o novo Samurai Shodown pela primeira vez seja como um pequeno haikai de minha autoria.

“Pétalas cortam

O inverno como lâmina

Assim volta a primavera”

Quem acompanha jogos de luta tinha Samurai Shodown na lembrança como um dos jogos que marcaram o gênero no Super Nintendo. O retorno dessa franquia foi realmente uma surpresa quando anunciado. As mudanças traziam um visual que se assemelhava a títulos modernos, lembrando bastante o que foi visto em Street Fighter IV.

Mesmo não sendo o foco dos jogos de luta, Samurai Shodown acontece em 1783, na Era Tenmei. Por conta de um mal ancestral, o Japão vivia uma época de fome e destruição. Além disso, um terrível espírito ameaça eliminar o país do mapa.  O jogador escolhe entre um dos 16 lutadores possíveis que precisarão lutar para vencer esse mal e ainda seguirem com seus sonhos.

A primeira coisa que fica evidente em Samurai Shodown é o ritmo próprio do jogo. Ao contrário de outros jogos de luta, onde a velocidade de combos é muito evidenciada, sendo até um pouco difícil de acompanhar ao assistir, o título da SNK segue em um caminho contrário. Talvez para simular o embate entre dois samurai, a cadência de cada luta é um pouco mais devagar. Outro fator essencial para isso é a letalidade das lâminas do jogo. É comum em Samurai Shodown perder por ter tomado três golpes pesados de uma espada. Por isso, calma é a palavra-chave para esse jogo.

Se engana que pensa que o ritmo mais lento deixa o jogo monótono. Muito pelo contrário. Apesar da necessidade e calcular bem os movimentos, as lutas ainda são bem competitivas e divertidas. Os combos são fáceis de aprender e ainda simples de serem executados. Cada personagem apresenta uma boa gama de opções de “encaixar” novos combos seguidos.

Essa nova versão de Samurai Shodown também apresenta a mecânica de Rage mode, um estado que pode ser ativado para fortalecer o dano de cada golpe. Ao ativar esse modo, o jogador também pode gastar toda sua barra para usar a Lightinig Blade, um golpe rápido e fatal, mas que irá custar a barra de especial pelo resto da luta.  O game balanceia bem os recursos mais poderosos do jogador, permitindo que sejam utilizados apenas uma vez por partida. Isso aumenta a estratégia de momento correto para que sejam usados, podendo, muitas vezes, até alterar o resultado de uma luta.

A maioria dos personagens de Samurai Shodown são rostos conhecidos para os fãs da série. As novas adições são interessantes e se encaixam bem com contexto (não que seja muito difícil ao falar de uma franquia com o ninja louro original). O game não conta com diversos tipos de combos possíveis para cada personagem, o que permite que cada um tenha ações bem resolvidas e estilizadas, ao contrário de outros jogos que costumam repetir ações entre diferentes lutadores.

 

Samurai Shodown traz de volta uma série que nunca deveria ter ido embora, mostrando que a simplicidade nos combates pode ser muito melhor lutas cheias de recursos de outros jogos do gênero. Com a adição do título no EVO 2019, será possível assistir todo o potencial dos melhores jogadores nesse que é um jogo de luta excepcional. Nota: 9/10 árvores de cerejeiras cortadas por uma katana.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.