Review – Saints Row: The Third – The Full Package (Nintendo Switch)

Nada como voltar a ser um 3rd Street Saint

Há 18 anos atrás, GTA 3 abriu as portas para um dos gêneros que definiram duas gerações de consoles, o mundo aberto. O título da Rockstar previa um caos controlado, se limitando sempre a narrativa de criminosos como visto em filmes. Porém, ao trabalhar a diversão mesclada com toda a liberdade deste gênero, GTA nunca conseguiu chegar próximo ao feito em Saints Row: The Third – The Full Package. Saía de pauta as críticas sociais inseridas em histórias de grandes assaltos para dar lugar a uma narrativa escrachada, onde não existe medo nenhum do ridículo, estúpido e escrachado. Agora, oito anos após o lançamento original, Saints Row: The Third – The Full Package retorna para o Nintendo Switch para mostrar que mundo aberto bom é aquele que não se leva a sério.

A história de Saints Row: The Third – The Full Package se passa cinco anos após os acontecimentos de Saints Row 2, trazendo os 3rd Street Saints como uma gangue que fechou um negócio milionário para ser comercializados como marca. Após um assalto a banco para promover um filme sobre eles mesmos, Shaundi, Johnny Gats e o Chefe são presos por policiais corruptos a mando de um membro do “Sindicato” que deseja destruir os Saints para sempre. Cabe ao jogador, no papel do Chefe, salvar a reputação para continuar aproveitando a vida de marcas de roupas e energéticos.

Não há segredo nenhum na versão de Switch, tudo o que tornou a saga tão fascinante está de volta. Mesmo que os visuais sejam um pouco inferiores que de versões de outros consoles, a maravilha da portabilidade entra em cena. Sabe como todos os outros GTA’s para portáteis eram mau feitos, com uma jogabilidade que não tinha nem metade do que as versões originais tinham? Aqui não é assim, a experiência portátil de Saints Row: The Third – The Full Package faz com que seja necessário passar por essa história novamente.

Claro que não seria um pacote completo se ele não fosse… bem, completo. Para quem não está muito afim de experienciar a história e as missões de novo, ainda dá para aproveitar as maravilhas das expansões. Muitos desses materiais são cosméticos, porém, também é possível jogar The Trouble with Clones,  em que cópias dos membros do 3rd Street Saint estão soltos pelas cidade, exigindo que o jogador vá atrás para elimina-los. Além disso, a expansão GenkiBowl VII, onde é possível jogar em um reality show insano com roupas igualmente bizarras, passando por provas que vão desde escoltar professor Genki em aparições públicas até destruir bolas gigantes de lã com um tanque ultramoderno.

Saints Row: The Third – The Full Package é uma boa maneira de revisitar o jogo de 2011. O Nintendo Switch torna a experiência ótima para ser aproveitada em longas viagens ou naqueles momentos que você precisa só desligar a cabeça enquanto ouve música.

Nota 7/10 bastões de baseball em forma de piroca roxa.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.