Review – Okami HD (Nintendo Switch)

Amaretasu e o pincel celestial agora são portáteis

Okami HD para Nintendo Switch não é a primeira vez que a Capcom traz a experiência da franquia para um portátil. Lá em 2010, a empresa já tinha testado isso no Nintendo DS com Okamiden, uma versão onde o filhote de Okami se junta com a filha de Susanoo para viver uma nova aventura. Já naquela época, as mecânicas do pincel celestial pela tela de toque mostravam-se muito promissoras.

Com estas cartas na manga, Okami HD chega para o Nintendo Switch.  Muitos que já tiveram a experiência deste título, tanto com a versão original do Playstation 2 ou com a remasterização em outros consoles, podem achar que simplesmente é mais do mesmo. Porém, o modo portátil do Switch muda a percepção sobre o game. Lembro que quando terminei o jogo pela primeira vez, era algo sobre comprometimento. Era sobre passar horas e horas explorando aquele mundo para salvá-lo. Mas ao voltar para ele, podendo parar minha jogabilidade com o modo de descanso no Switch, focar em outras coisas e depois voltar sem ter que ficar um caçando um local para salvar, já deixa tudo diferente.

No Nintendo Switch, Okami HD ganha uma leveza. Parece que ele deveria ter nascido naquele console, a narrativa é leve e engraçado, cheia de personagens adoráveis. A nostalgia de cada pequeno elemento não é apenas uma memória, o game ainda é fantástico. Claro que não poderia deixar de falar do quão fácil é usar o pincel celestial, seja com a tela de toque ou com os controles de movimento. Como dito antes, são fatores que deixam as coisas mais fluídas.

Okami HD é um dos títulos que os “pedintes para Nintendo Switch”, aquelas pessoas que dizem que o jogo seria melhor se saísse no console, ficarão muito felizes com a experiência oferecida.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.