Preview – NieR: Automata (Demo)

Androides x Máquinas

A franquia NieR teve início em 2010 como um spinoff de Drakengard. Lançado, na época, para o PS3, o action RPG da Square Enix teve uma recepção mediana da crítica e público, embora sua narrativa, personagens e trilha sonora sejam bastante elogiados até hoje. Muito da admiração pelo antigo título se deve, principalmente, à história madura e obscura desenvolvida em torno do personagem principal, um homem de meia idade que parte em busca da cura para sua filha adoecida.

NieR: Automata se passa muito depois dos acontecimentos finais de NieR e é um dos mais aguardados projetos da Square Enix para 2017, tendo a Platinum Games (Vanquish, Metal Gear Rising) como responsável pelo seu desenvolvimento. O game é ambientado num cenário futurístico no qual uma força de soldados androides chamados de ‘’Yorha’’ são uma das poucas esperanças dos humanos para lutar com os alienígenas que invadiram e subjugaram sua dominância na Terra. As Machine Life Forms, criaturas mecânicas que se apossaram do planeta, são capazes de se reparar e recuperar sozinhas e até mesmo criar novas máquinas.

O contexto de NieR: Automata é extremamente caótico. Androides e máquinas se digladiam em combates brutais em meio aos mais variados cenários. Não importa se você esteja dentro de uma construção ou a céu aberto, o level design do game é incrível o suficiente para te fazer lutar nos mais diversos e criativos locais: desde os corredores e escadarias estreitas até os maiores descampados.

Ao longo da primeira demonstração, nos deparamos com a misteriosa e fria protagonista, a androide 2B. No universo de Automata, os androides são proibidos de esboçar emoções, o que faz com que ajam de maneira simplista, apenas focando em seus objetivos, embora eles tenham atitudes particulares que os distinguem de seus companheiros. Na demo, ela é acompanhada por 9S, um androide de reconhecimento que exibe mais emoções quando comparado a outras unidades ”Yorha”.

2B é uma protagonista talentosa, com exímias habilidades. Ela utiliza de duas espadas para deter seus inimigos, uma de ataque mais curto e rápido e outra de ataque mais longo e lento, mas que causa muito dano, e pode se esquivar constantemente dos ataques inimigos.

Há um excelente dinamismo existente durante as lutas que fica à cargo da possibilidade de utilizar do robô suporte de 2B, Pod. O mini robô basicamente atira nos adversários mecânicos em diferentes instâncias: uma rajada de tiros que dão menos dano e um tiro poderoso com maior alcance que retira grande parte da vida de um inimigo, muito útil em boss fights.

De maneira geral, o combate e a jogabilidade, que por vezes nos remetem aos clássicos Bayonetta, Devil May Cry e, certamente, Metal Gear Rising é fluído e inteligente, mesclando o famigerado Hack’n slash com um Beat’n Up contemporâneo e até alguns elementos de Bullet Hell. As câmeras, que se alternam o tempo todo concomitantemente à mudança do level design, são uma característica a parte, que tornam o combate muito mais bonito e eletrizante. Chefes colossais e nada simples de derrotar como o final boss da demo, provavelmente serão uma constante no jogo, proporcionando ao jogador as batalhas mais clássicas e épicas possíveis.

O belo visual de um universo em constante destruição, embora possa parecer clichê, é uma das partes mais impressionantes no novo game. Construído para parecer nostálgico, mantendo características de jogos da geração passada como locais que se repetem e estruturas semelhantes, Automata é, sobretudo, um jogo com elementos do conhecido subgênero cyberpunk, que encanta pelo mistério acerca do potencial poder destrutivo da tecnologia.

Ainda que alguns fatores como enredo e personagens ainda estejam muito envoltos em mistério, mesmo após a conclusão da demo, há razões suficientes para ficar excitado com o lançamento do game, que promete ser um dos melhores RPG’s de ação para esse ano.

A jogabilidade característica desenvolvida pela Platinum e os elementos de RPG trazidos pela Square, aliados a uma temática interessante e envolvente que pode abordar determinados assuntos incríveis como a relação da inteligência artificial com os humanos, as emoções inibidas e as personalidades dos androides, bem como a origem das máquinas alienígenas que tomaram conta da Terra, já fazem com que o novo título seja, antes mesmo de seu lançamento, um dos mais desejados pelos jogadores. Resta esperar para desvendar mais dos fatos ocultos revelados no final da demonstração, e que demonstração!

A demo jogável está disponível para download gratuito no PS4.

NieR: Automata tem previsão de lançamento para o dia 7 de março no ocidente (23 de fevereiro no Japão) para PS4 e PC.

Letícia Motta

Huge nerd. Apaixonada por eSports, JRPG's e ficção científica. Passa as horas vagas nos videogames e PC.