Review – Mother Russia Bleeds

Streets of Rage sangrento e sujo

Quando a SEGA lançou Streets of Rage, um dos objetivos do jogo era trabalhar o tema da violência urbana e de gangues, algo que estava presente nos Estados Unidos dos anos 90. Para alguns, o título é a primeira coisas que vem na cabeça ao falar de beat em’ ups, mesmo com a derrocada do gênero nos anos seguintes. Mother Russia Bleeds, adotou bem abraçou este estilo de jogo, mas acrescentou sua própria visão, usando uma visão distorcida das ruas da Rússia.

Em Mother Russia Bleeds, o jogador assume o controle de um lutador de rua que é levado para fazer testes do governo. Esses experimentos envolvem uma droga que ajudam a deixar a pessoa mais forte e preparada para o combate, porém, faz com que o usuário tenha alucinações com bizarrices sem igual, como corações gigantes pulsando sangue. Ao se livrar deste lugar, o personagem precisa voltar para se vingar de quem vendeu ele para o experimento e no caminho descer a porrada em qualquer um que aparecer. 

A pixel art é muito bem trabalhada e é a principal responsável por trazer uma sensação de sujeira e violência ao mundo. Se em Streets of Rage a intenção era mostrar o quão decaída a sociedade e a violência podem ser, Mother Russia Bleeds eleva isso ao máximo. Um pequeno exemplo disto, que faz parte da mecânica do jogo, é quando os inimigos morrem e ainda continuam se debatendo. Isto significa que o jogador pode retirar um soro deles, usado para recuperar a vida ou até outros buffs durante a jogabilidade. 

Apesar de ser um beat em’ up, Mother Russia Bleeds não é simples como outros do gêneros. É comum que os inimigos consigam prender o protagonista em combos, que podem te levar a reiniciar a fase. A atenção com diferentes movimentos dos oponentes é essencial para que seja possível chegar ao final de cada fase. Alguns chefes exigem que o jogador foque em habilidades ou golpes para alcançar pontos fracos deles, como uma líder de gangue que precisa tomar golpes que a joguem em cima de serras que estão fechando a tela. 

Mother Russia Bleeds atualiza o conceito dos beat em’ ups sem se prender apenas na nostalgia do gênero. Para completar esta experiência na União Soviética dos anos 80, o jogo conta com uma trilha sonora que te deixará mais pilhado para esfregar a cara de seus inimigos no asfalto. 

 

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.