Review – Manticore: Galaxy on Fire

Pew pew pew espacial no Nintendo Switch

Desde Star Wars, a cultura pop nos mostra o quão incrível podem ser batalhas espaciais. A evolução do cinema permitiu que disparos de  lasers e viagens na velocidade da luz tornam-se cada vez mais grandiosos, porém a indústria dos videogames não fica atrás. O Galaga, talvez, seja um dos primeiros nomes que venham a cabeça de muitos ao falar de jogos de “navinha”. Manticore: Galaxy on Fire é a evolução deste gênero que a Deep Silver traz para o Nintendo Switch.

Manticore: Galaxy on Fire conta a história de um ás das galáxias que se vê pego no meio de um combate entre facções. Agora, o jogador assume o papel de um piloto que deve conquistar alguns quadrantes do espaço em combates e outras missões.

Manticore: Galaxy on Fire é baseado em jogos mobile e a versão de Nintendo Switch mostra muito disto. As animações são simples, mostrando apenas o básico de cenários e naves presentes em cada cena. Os briefings de missões são feitos por menus com imagens estáticas, onde os poucos personagens que aparecem são apenas ilustrações.

A jogabilidade de Manticore: Galaxy on Fire é bem simples, com o foco no tiroteio entre naves. Os combates são rápidos, mas não chegam a ser frenéticos e difíceis de acompanhar. Não leva muito tempo para dominar as manobras das naves, que diga-se de passagem tem uma quantidade considerável de modelos, mas uma coisa faz falta. É impossível deixar seu veículo espacial na horizontal e isto faz muita diferença em um combate em três eixos. Esta manobra facilitaria demais a navegação por alguns dos cenários do jogo, afinal muitos deles são escombros de ferro a deriva no espaço. Algo simples como isto impediria uma série de colisões enquanto o jogador deve se preocupar em fugir e atirar em inimigos.

Apesar deste pequeno problema, Manticore: Galaxy on Fire é perfeito para o modo portátil do Nintendo Switch. O game demonstra como o gênero de “navinha” não precisa ser cheio de mecânicas complexas, como foi em algumas fases de Call of Duty: Infinite Warfare. A simplicidade no combate de Manticore: Galaxy on Fire mostra o quão divertido pode ser apenas trocar uns pew, pew, pews no espaço com mercenários mal encarados.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.