Review – HITMAN (2016)

Matamos a saudade do Agente 47 de maneira rápida, curta e mortal, de várias maneiras

A Io-Interactive, mesma criadora de Kane & Lynch lançou HITMAN, o primeiro lançamento digital AAA em formato episódico. A saga de HITMAN teve início com o Prólogo e Paris, seguindo então para a locação de Sapienza em abril e então Marrocos em maio.

O prólogo de HITMAN como antecedente para a série, no entanto a história principal acontece depois dos eventos de Hitman: AbsolutionHITMAN convida os jogadores a entrar num mundo de assassinatos e que apesar do título, os produtores já referiram que o jogo não é um reinicio dado à série, mas porque acrescenta características favoritas dos fãs, criando uma experiência HITMAN pura, cimentando a fundação para os futuros jogos da série.

Novamente você está na pele do querido Agente 47 em um mundo mais expandido e belo. HITMAN traz missões com escolhas e decisões muito mais amplas, deixando praticamente tudo a mercê do jogador, desde opções de como matar, armas para utilizar ou até mesmo modos que pareça que foi tudo um mero acidente. Durante a missão, é possível escutar conversas ou pegar documentos que liberam as Oportunidades, a partir daí o jogo te guia para concluir e seguir essa Oportunidade e executá-la. Caso não queira, sem problemas, simplesmente continue explorando e procurando por métodos próprios ou outras Oportunidades que o jogo disponibiliza.

HITMAN traz todo o sentimento nostálgico de se infiltrar em lugares proibidos utilizando disfarces, esquematizar o assassinato de seu alvo para que pareça um acidente e sair de fininho like a boss do lugar sem ninguém ter notado a sua presença no local. A missão prólogo demonstra muito bem isso, primeiramente você é obrigado a executar a missão de tal jeito para ensinar a mecânica básica do jogo e como as coisas funcionam, depois de conclui-la, você executará a mesma missão mas do modo que bem quiser, sem restrição alguma, simplesmente um “vá lá e faça você mesmo”.

Além do modo Campanha, HITMAN também tem outros tipos de missões para os jogadores aprimorarem e expandir mais seus dotes de assassino profissional. Temos o Escalation Contract  são contratos criados pela própria Io-Interactive e sua dificuldade é elevada gradualmente quanto mais o contrato é jogado, modificando a localização do alvo, modo preferencial de matá-lo e muitas outras coisas, mas o mapa acaba sendo o mesmo utilizado nas missões de Campanha, algo que acaba sendo cansativo, infelizmente.

O jogo tem também o Elusive Target, que são alvos que aparecem por um tempo limitado e de forma única. Os jogadores que ousarem cumprir o contrato para eliminar o alvo terão uma chance apenas, ou seja, se você falhar, acabou e adeus contrato. Tente na próxima vez e treine nas outras missões para não falhar de novo nessa!

Algo que foi incluído nesse novo HITMAN foi o jeito de se iniciar a missão. Ao executar o contrato pela primeira vez, seja no modo Campanha ou outro, você obrigatoriamente tem que utilizar a entrada principal e a roupa de clássica do 47, mas após conclui-la você libera outras entradas, disfarces diferentes e armas ou utensílios que são plantados em algum lugar que já podem ser utilizados e acessados ao iniciar a missão dependendo do que foi feito anteriormente. Por exemplo, na segunda vez que fiz a missão de Paris, iniciei na cozinha com roupa de garçom e com lockpick, facilitando muito o meu trabalho para entrar em locais em que não poderia com minha roupa normal e para abrir portas trancadas, pois diferente dos títulos anteriores, é necessário um lockpick ou pé de cabra para abrir portas trancadas.

Antes de lançar e jogar, tive medo que o fato de HITMAN ser episódico seria um problema enorme e de grande risco para um jogo desse porte e nome, mas aparentemente não foi. Digo isso porque apesar deste fator de ser episódio por episódio, não é a longo prazo a ponto de ser esquecido e também existem os outros tipos de missões que conseguem manter o jogo ativo, mas acaba sendo um pouco cansativo no quesito das missões serem nos mesmo mapas, mesmo apesar de mudarem os alvos e alguns métodos.

E caso tenha amigos com o jogo, podem competir entre si através da pontuação feita ao término da missão, pois dependendo do que foi feito, qual arma foi utilizada, se alguém além do alvo for morto, disfarces usados e muitas outras coisas geram pontuações que ficam salvos no seu scoreboard e pode ser comparado com jogadores do mundo todo e até amigos. Portanto, entre no mundo dos assassinos em HITMAN e viva mais uma vez na pele do Agente 47.

HITMAN já está disponível para PC, Xbox One e PS4.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.