Review – DiRT 4

O melhor jogo de Rali da geração

DiRT 4 é o mais novo filho da série Colin McRae e sexto jogo lançado pelo nome DiRT que vem surpreendendo com seus recursos e beleza no incrível mundo do rali, muita poeira no ar e velocidade nesse novo acerto da Codemaster.

A primeira coisa que chama atenção em DiRT 4 são as modalidades de controles, sendo elas “Gamer” e “Simulador”. Isso acontece já na primeira tela do jogo e pode ser alterado em qualquer momento que o jogador achar necessário, o Modo Gamer é um modo próximo ao arcade, simplificando um pouco a jogabilidade, retirando aquele peso sobre a simulação e abrindo espaço para um gameplay divertido e descompromissado. Já o Simulador é o modo para os hardcores, com um nível técnico alto para manter o carro na pista, pois nesse modo será necessário frear e acelerar de modo consciente.

Outro ponto Importante a ressaltar são as configurações de dificuldade do jogo, diversas opções de ajuda e dificuldade estão disponíveis para o jogador muda-las, recursos como, número de tentativas disponíveis por evento, controle automático de estabilidade e tração, nível de complexidade da IA, tudo isso pode ser alterado para um jogo mais técnico ou confortável que irá recompensar o jogador com bônus no modo carreira na forma de dinheiro, usado para comprar carros, melhorias e peças.

Muita diversão e customização, o jogador tem a oportunidade de criar uma equipe, escolha suas cores, contrate engenheiros, co-pilotos, agentes para que consiga patrocinadores para levar sua equipe ao título, gerenciando o dinheiro ganho nas competições entre compras, concertos e salários. Ainda no quesito customização, DiRT 4 possui diversas categorias de carros e corridas em um sistema de criação de circuito que é um análogo ao sistema procedural utilizados em jogos como Diablo, um circuito é gerado de maneira aleatória, colocando elementos, curvas, subidas, descidas o que gera muitas horas de gameplay e um online muito divertido.

O jogo mantém o padrão alto de gráficos para os novos consoles, mas não surpreende muito em relação ao jogo anterior da série, existe uma melhora, mas nada muito relevante, mesmo assim é apresentado de maneira bela, levantando muita poeira nas corridas e tendo detalhes sutis como a sujeira que vai impregnando no carro, que dá uma satisfação ao terminar a corrida.

DiRT 4 é provavelmente o melhor jogo de rali da geração e um prato cheio para iniciantes, entrega ao jogador customização, beleza, bons controles e gráficos bonitos, vale a pena ser jogado, diversão na certa, o jogo já está disponível para Xbox One, Ps4 e PC.

Texto Por Rafael A. Evangelista