Review – Destiny 2: Renegados

Expansão injeta ainda mais energia no universo de Destiny

Erros sempre podem ser reparados, e a Bungie é a prova viva disso. Depois do lançamento de Destiny 2 ter causado tantas decepções graças ao seu foco nos jogadores casuais, que fez com que o jogo saísse com um modo de PVP ruim, um sistema de equipamentos controverso, e com um endgame raso, ficou difícil confiar na Bungie. Depois disso ainda veio a fraquíssima DLC “Curse of Osiris”, que além de curta, não adicionava nada de relevante para o jogo.

Em “Renegados”, a Bungie se focou em escrever uma carta de amor para os fãs, e que carta é essa! Voltaram atrás de todas as decisões controversas tomadas no passado, e criaram uma DLC com narrativa mais obscura, mais séria, e um mundo repleto de segredos e desafios.

Uma narrativa que faz questionar de que lado você está

 “Renegados” traz consigo uma das melhores histórias do Universo de Destiny. Em nenhum momento a narrativa deixa a desejar. Desde o momento que assistimos o Príncipe Uldren assassinar Cayde-6, até os momentos finais de nossa jornada por vingança, cada momento é de tirar o fôlego. Após a campanha terminar, você abre um local inteiramente dedicado ao endgame, a Dreaming City. O local não é apenas repleto de segredos, mistérios e loot! Na medida que você explora a cidade, vai encontrar uma infinidade de pedaços de “Lore” para serem coletados. Esses pedaços de Lore completam livros, que contém histórias adicionais e podem ser lidos in game. Sim, eles finalmente colocaram um grimório dentro do jogo.

A Bungie também aproveitou e fez com que o primeiro esquadrão que finalizasse a Raid, mudasse completamente o mundo do jogo para todos os players, com direito até mesmo a uma cutscene para todos os jogadores.

Um mundo que evolui toda semana

Como se não bastasse tudo isso, a conclusão da Raid fez com que a Dreaming City entrasse em um ciclo de maldição. Esse ciclo dura 3 semanas e tem 3 níveis diferentes, eles são:

1- Maldição baixa

A cidade aparece completamente limpa (é um dos lugares mais belos do jogo);

2- Maldição média

Taken Blights estão por toda parte, e a “Colmeia” toma conta do lugar com todo seu exército;

3- Pesadelo

A cidade passa a se tornar parte do “plano ascendente”, e fica completamente obscura.

Cada uma dessas etapas acontece toda semana, e elas contém desde locais secretos até atividades únicas. A Dreaming City é facilmente um dos melhores conteúdos endgame já criados não apenas na história da franquia, mas dos jogos de RPG. Fora os desafios já encontrados, o mundo de Destiny está envolto de muitos mistérios, como placas com símbolos de cobras que passaram a aparecer nos planetas, e uma atividade que está nos “Triunfos” do jogo, e ninguém sabe como ativar.

Um deslumbrante visual

Artisticamente falando, “Renegados” tem um dos mais belos visuais da franquia. A qualidade dos visuais dos cenários, das novas armas, das novas armaduras, tudo está um brinco. É aquele tipo de coisa que você as vezes simplesmente para apenas para admirar o quão bonito o jogo é. Existem momentos em que você vai querer fazer nada mais além de simplesmente andar pela cidade e explorar seus mistérios enquanto observa o quão bem-feitos os cenários estão.

Isso sem contar as cutscenes que foram produzidas pela Digic Pictures, que ficaram impecáveis.

Um arsenal de colecionáveis

O sistema de coleções do jogo ficou ainda mais interessante, agora incluindo também todo arsenal que já coletou no jogo. Absolutamente todas as armas encontradas estão lá em seu catálogo. No momento algumas delas não podem ser retiradas da coleção, mas a Bungie já trabalha em uma solução para isso. De acordo com eles o problema está nas armas com habilidades aleatórias, e o fato deles não quererem ter um sistema abusivo de farm para GodRolls.

A Bungie não adicionou apenas suas armas e armaduras para os colecionáveis. Lá você também encontra todas suas naves, tonalizadores, sparrows, e títulos! Os títulos são uma novidade para o jogo em geral. Basicamente você adquire um título completando “triunfos” específicos. Esses títulos aparecem embaixo da sua ID in game.

Uma jogada de mestre

Não apenas de loot vive Destiny, e como não é muito de costume, dessa vez a Bungie decidiu criar um novo modo. Esse modo é o “Gambit”.

Gambit é um modo que casa PVP e PVE, e como ele faz isso? Basicamente é um modo 4 VS 4, onde os guardiões têm que matar inimigos para coletar motes. Esses motes são depositados em um banco que fica no meio da fase. Para cada 5 motes coletados e depositados, você pode mandar um inimigo pequeno para o outro lado, e bloquear o banco dos adversários. Com 10 um inimigo médio, e com 15 um Ogro. Quando os membros do esquadrão completam 25, e 50 motes depositados, eles podem invadir o outro lado e matar os oponentes para impedir que eles depositem os tokens. Você tem 25 segundos na arena dos oponentes para aniquilar eles e fazer eles perderem todos os motes que ainda guardam em seus bolsos. Quando você deposita o número máximo de motes, você invoca um Primeval, um inimigo gigante, que quando você derrota, você vence o round.

Gambit é basicamente uma corrida contra o tempo para invocar um primeval, e derrotá-lo.

A Raid mais difícil já criada

Se tem uma coisa que a Bungie tem talento, é em criar ótimas Raids. Com The Last Wish não foi diferente. A Raid é facilmente a mais difícil que eles já fizeram. Nela, os boss estão sempre entre 20 ou 30 níveis acima de você, o que dificulta muito na hora de enfrentar inimigos. Os puzzles dela são incríveis. Dessa vez tendo um puzzle durante um boss, e uma seção inteira dedicada a um puzzle de símbolos, que é considerada por muitos a parte mais difícil da raid.

No final da Raid, você destrava vários baús, onde pode escolher apenas um, e ver se você tem sorte de pegar a arma mais rara do jogo, o fusil de fusão exótico, “One Thousand Voices”

Conclusão

“Renegados” é a expansão definitiva para Destiny, e para seu universo. É o que todo mundo queria tem anos, e a Bungie nunca se mexia para fazer. Dessa vez eles fizeram, e o trabalho é uma obra prima. Se você é um veterano de Destiny, que abandonou o jogo depois de Destiny 2, “Renegados” é o que você sempre quis, e sempre precisou.

Destiny 2: Renegados já está disponível para PC e PS4.,

Texto por Bruno Shepard