Review – Ace Combat 7: Skies Unknown

Um retorno mediano para a série e com péssimo segmento de missões

Há 12 anos a franquia Ace Combat tem ficado em hiato sem dar um sinal de continuação sequer. Em 2018 houve seu primeiro anuncio de uma nova história, Ace Combate 7: Skies Unknown. O jogo traz uma nova narrativa muito bem escrita e de grande dramaturgia entre dois países em guerra, assim como novos detalhes na navegação e inovação em obter melhorias.

A história de Ace Combate 7: Skies Unknown começa com o início da guerra entre a Federação de Osea e o Reino de Erusea, após executar um ataque surpresa com seus drones em bases aéreas de Osea. O jogador entra na pele de Trigger que, após um “incidente” durante uma missão ele é acusado de traição e começa a pilotar para a Unidade de Penitenciaria de Osea com o codinome Spare.

O interessante dessa narrativa é mostrar os dois lados da guerra, o jogo apresenta tanto o lado do protagonista e uma engenheira de Osea e das estratégias de combate e de seu melhor piloto de Erusea. Ao focar mais nos personagens dentro da guerra do que focar na mesma traz uma grande importância para a história, do que ser somente “mais um jogo sobre alguma guerra”.

Seu gameplay, por outro lado, peca com relação às missões. Para quem está acostumado com os jogos anteriores da série, Ace Combate 7: Skies Unknown, mantém exatamente os mesmo controles para tudo, tirando algumas adições mas nada que atrapalhe ou seja difícil acompanhar. Foi interessante notar que foram adicionados efeitos de tempo como vento e raios que afetam completamente o vôo e pede muito da habilidade do jogador para sobrevoar.

Já seu conjunto de missões não tem muita variação e deixa sua jogatina um tanto quanto tediosa a partir do segundo ato do jogo. Fases onde o objetivo é só destruir bases terrestres, caminhões e afins por um tempo limitado, o que deixa a desejar pois o clímax do jogo é o combate aéreo, coisa que ocorre pouco no inicio do jogo.

Ace Combate 7: Skies Unknown está visualmente lindo, tanto em suas cutscenes fotorealistas que parece que foram feitas animações por cima de fotos antigas ou com filtro, quanto no jogo, com relação a detalhe nos terrenos, montanhas e principalmente nuvens e efeitos que o jogador sente ao sobrevoar por estes locais. Efeitos que fazem valer muito a pena jogar com a câmera no cockpit.

Ace Combate 7: Skies Unknown é um jogo divertido para amantes da série mas não é o seu melhor, poderia ter sido um retorno melhor após 12 anos em hiato.

Ace Combate 7: Skies Unknown já está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.