Preview – Dolmen

Dark Souls + Dead Space + Mass Effect = Dolmen

Hoje em dia existem muitas comparações de jogos deixando de utilizar a denominação de gênero, mas sim com nomes de jogos. Dark Souls é um jogo altamente utilizado principalmente pela sua dificuldade, servindo de parâmetro com outros, já outras vezes, é possível utilizar para denominar seu estilo de gameplay. Em Dolmen, jogo desenvolvido pelo estúdio brasileiro Massive Work Studios que está atualmente no Kickstarter, ele traz a mecânica do famigerado Dark Souls no espaço, com criaturas bizarras que remetem a insetos altamente desenvolvidos. Jogamos sua Demo, sentimos o jogo, vimos um pouco da história e matamos o Boss, confira abaixo a nossa Preview deste jogo promissor.

Nada que for lido abaixo é uma opinião definitiva, esta é uma análise de um jogo ainda em criação, muitas coisas podem mudar na versão final

Quando um terráqueo desperta no meio de Revion Prime, onde o maior massacre da galáxia ocorreu, não há de se esperar que vá muito longe. Não se qualquer vida animal desse lugar quer fazer seu coração parar de bater e enfim voltar a dormir sobre os cadáveres de infinitas raças sem nome que apodrecem sob o céu. Mas quem é essa pessoa? E por que ele ou ela está tão longe de casa? A Terra é apenas uma lembrança longínqua, não há tripulação e seus recursos estão próximos do fim. Não seria mais fácil se ocultar e morrer em silêncio, no abrigo das ruínas da nave? No papel do único terráqueo capaz de resolver o mistério de Revion Prime, o jogador terá que revelar os segredos, enquanto viaja para salvar sua própria humanidade num mundo de atrocidades que representam a pior parte de se viver nessa galáxia.

Dolmen traz uma atmosfera bem tenebrosa e asquerosa para o jogador, fazendo-o olhar para todos os lados avançando com cautela, ao encontrar os monstros pela primeira vez é complicado pegar os jeito dos comando e como as coisas funcionam por trazer algumas mecânicas diferentes de outros conhecidos do gênero. Uma história deveras intrigante mantém o jogador com vontade de explorar, entender o que aconteceu e que planeta é este.

Golpes, “dibres” e energia

Seu gameplay traz algo bem truncado e meio difícil de manejar durante o combate, algo que atrapalha muito, pois o auge deste tipo de jogo é o confronto com inimigos, mas com certeza pode melhorar, afinal é uma Demo. É possível utilizar um machado de uma mão com escudo ou uma espada grande de duas mãos, dando opção para jogadores com suas particularidades. Algo interessante que implementa a mecânica de Dolmen é a utilização de armas de alcance. Nesta Demo em particular é possível utilizar uma pistola de gelo que, ao atirar nos inimigos e depois acertá-los com uma arma de corpo a corpo o dano é consideravelmente maior.

Assim como para curar, é possível utilizar algo semelhante à um Frasco de Sangue de Bloodborne, necessário criar com os recursos obtidos e podem acabar, mas o jogador tem sua energia para se utilizar em muitas coisas além de cura como, atacar e atirar. Por ser algo muito bom em se utilizar, sua recuperação não é muito agradável, isso é possível ao combater e defender-se de golpes ou golpeando.

Paredes gosmentas, inimigos nojentos

Já inicio dizendo que quem tem pavor e nojo de insetos ou não gostará de jogar ou vai adorar por poder descontar tudo neles, basicamente todos os inimigos são insectoides enormes. Alguns bem complicados de matar, outros não. Eles trazem visuais que se assemelham a alguns insetos da vida real, mas nada tão verossímil. Seus cenários são repugnantes de tão bem feito que parece que se está na barriga de uma criatura enorme de tanta gosma que é encontrada, instigam uma boa atmosfera dando um certo medo e receio em avançar no jogo sem querer saber o que está por trás da porta. Sua trilha sonora, apesar de genérica, aprofundam bem com sua atmosfera trazendo uma boa imersão principalmente se jogada com fones de ouvido

Os modelos, tanto do personagem quanto dos inimigos ainda são meio travados e apresentam uma IA pobre, com ataques extremamente repetitivos e se limitando a certos espaços dentro do jogo que ao chegar no limite da área eles só encaram e não fazem nada contra o jogador.

Mortes, bugs e satisfação

Apesar de tudo dito acima parecer negativo, não quer dizer que seu resultado final possa ser ruim, citando novamente que é um jogo em fase de produção e não jogamos nada além da demo disponível no Kickstarter, muita coisa pode mudar e melhorar ao chegar em seu produto pronto. Dolmen é um jogo promissor e pode fazer muito sucesso tanto no Brasil quanto no exterior. É sempre gratificante ver que o país deixou de ser somente um consumidor.

Dolmen tem seu problemas e tem seus pontos positivos, o jogo está dando seus passos de pouco em pouco e pode ser que melhore bastante com o tempo, é possível jogar sua Demo ajudando na campanha de financiamento coletivo e dando feedback para suas melhorias.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.