Análise – Ouça o sussurro dos antigos em Harbinger

A equipe do Geeks United viveu uma experiência sobrenatural na nova sala da Escape Room SP

No anoitecer de um sábado chuvoso fomos convidados para jogar na nova sala da Escape Room SP, a Harbinger. Este ambiente é todo tematizado para que você entre em um mito de H.P.Lovecraft. Dando um pequeno passo atrás aqui, eu sou um grande fã dos mitos de Cthullhu criados na mente de Lovecraft. Tudo começa com a ambientação e digo isso antes mesmo de entrar na sala em si. A proposta é fazer com que os jogadores estejam inseridos naquele mundo.

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A diversão começa com uma história prévia, que explica algumas regras básicas de uma Escape Room, como por exemplo, não arraste os móveis. Logo após a escolha de um personagem, sendo o médico, o arqueólogo e o detetive, você é levada para a sala por uma figura encapuzada carregando uma luminária (sim, todos sabemos que é um funcionário, mas a diversão está em entrar no mundinho).

Ao entrar na sala, toda montada para parecer um quarto de cabana no meio da floresta, senti que naquele momento eu entrava no espaço entre essa dimensão e a do plano de um Antigo. A música, o espaço e a decoração faz você sentir um constante arrepio na parte de trás do pescoço, como se o sobrenatural estivesse sempre à sua espreita. A tensão gerada pelo ambiente faz com que seu corpo assuma a sensação constante de que algo sairá de algum lugar para te assustar. Os puzzles são pensados de maneira orgânica.

Eles podem parecer complicados no começo, mas o vislumbre da resposta começa a desencadear uma sequência de resoluções. E devo dizer, isso gera uma sensação extasiante, de trabalho bem feito. Harbinger traz uma sensação que senti enquanto assistia o recente “A Bruxa”, o incômodo assustador do desconhecido presente. A Escape Room SP fez com que Harbinger fosse uma representação perfeita do terror de Lovecraft. Como fã, devo dizer que experiências mais divertidas que já vivi.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.