Análise – A Máfia do Escape Hotel

Brincar com a máfia pode ser…divertido

A Cosa Nostra, ou máfia italiana como é mais conhecida, é um elemento que desdobrou muitas influências na cultura pop. Pensando nesse universo, que ganhou popularidade com O Poderoso Chefão de Francis Ford Copolla, o Escape Hotel desenvolveu a sala A Máfia. Em 60 minutos muitas coisas podem acontecer quando duas famílias devem trabalhar juntas impedir que criminosos russos controlem a cidade de São Paulo.

A sala já é muito diferente de outras na maneira como é descrita, onde a brincadeira mescla jogo de tabuleiro com Escape Room. Na primeira vez ouvindo isso pode ser difícil de conceber, mas acredite isso funciona muito bem na prática. Não é preciso se preocupar, em momento nenhum os jogadores serão colocados para rolar dados gigantes como em programas de auditório da TV brasileira. O Escape Hotel acerta muito no quesito imersão da sala, que começa quando eles  incentivam que os participantes se caracterizem de mafiosos. Como um dos elementos abordados é a compra de territórios, existe o personagem do vendedor que fica na sala durante o jogo. Essa figura atua como aquele que passa as dicas, caso o grupo esteja preso em algum puzzle, e isso funciona melhor do que a voz que vem do além que algumas salas utilizam. Quando os desafios vão sendo completados, é muito fácil esquecer da presença dele por ali.

Falando em puzzles, a sequência de desafios da sala A Máfia é muito boa, criando respostas inteligentes e reviravoltas incríveis em diversos momentos. A Escape Room ainda utiliza dos elementos conhecidos nesse tipo de jogo, como cadeados de números e malas codificadas, mas a magia está em como as respostas são obtidas.

O Escape Hotel cria um ambiente de Monopoly criminoso em sua sala A Máfia, que dentro de uma hora faz com que os participantes terminem ansiosos por sua próxima Escape Room. A Máfia traz um frescor e novidade para este tipo de Room, em comparação com as presentes na cidade de São Paulo. O Escape Hotel se preocupa tanto com a ambientação e diversão de seus jogadores que A Máfia é uma das Escape Rooms obrigatória para pessoas  que curtem este tipo de desafio.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.